Heitor Pinto da Luz nasceu no dia 1º de Dezembro de 1879, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, filho do Sr. Elizeu Guilherme da Silva e de D. Raquel da Luz Silva.
Fez seus estudos primários e secundários na sua cidade natal, onde conquistou o grau de Bacharel em Ciências e Letras; os estudos superiores foram feitos no então Curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual se diplomou em Farmácia e Química, no ano de 1900.
Foi professor da Escola Normal de Florianópolis até 1925, professor no Instituto Politécnico de Florianópolis, até 1928, Diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Florianópolis, até 1928 professor da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo; diretor do Boletim da Academia Nacional de Farmácia, no Rio de Janeiro. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Nacional de Farmácia; sócio da Associação Brasileira de Farmacêuticos, da Associação Brasileira de Imprensa e da Associação dos Jornalistas Profissionais.
Heitor Luz foi, talvez, o farmacêutico que mais escreveu no Brasil sobre assuntos da Farmácia. Sua bagagem científica é bastante volumosa.
Ao magistério farmacêutico prestou também assinalados serviços, ensinando com dedicação e entusiasmo as matérias que lecionava.
Em matéria religiosa Heitor Luz se decidira pelo Espiritismo fundamentado na doutrina do Cristo. Era um fervoroso e convicto espírita. Essa crença sincera o animava e confortava nas horas adversas da vida, dando-lhe conformação, tolerância e resignação, o que é incontestavelmente uma forma de felicidade.
Heitor Luz, espiritista estudioso e convicto, foi, durante muitos anos, até à sua desencarnação, colaborador de Reformador, órgão da Federação Espírita Brasileira. Já em 1919, era diretor da revista A Luz, órgão da Federação Espírita Catarinense, onde foi secretário e vice-presidente.
Heitor Luz possuía um conjunto de nobres qualidades que argamassavam o seu caráter altivo e inquebrantável: homem extremamente simples em tudo, modesto, bondoso, generoso, prestativo, sincero nas amizades, dedicado chefe de família e patriota.
Seu falecimento ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 06 de fevereiro de 1949.
Livro:Grandes Espíritas do Brasil
Autor: Zêus Wantuil
Editora: Federação Espírita Brasileira