Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E EVENTOS

Características Gerais, Finalidade Educativa e Objetivos do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita

1. Características:

“A Codificação Kardequiana amplia a visão do ser humano, pois não só cogita do homem existente, mas do ser interexistente, daquele que se comunica com o mundo dos Espíritos, ao qual está ligado por débitos e alegrias de um passado próximo ou distante, e com o qual se sintoniza pelos sentimentos e pensamentos.
No mesmo sentido, a Assistência Social Espírita valoriza o ser humano e considera o seu lado espiritual e imortal. Sua característica básica é a promoção do homem.
Promover o ser humano é, acima de tudo, oferecer-lhe condições para superar a situação de penúria sócio-econômico-moral-espiritual em que se encontra. Na mais ampla acepção da palavra, promoção é auxílio para que o homem ultrapasse as suas limitações, reconhecendo que essas limitações, embora sejam características da sua atual personalidade, são transitórias em sua individualidade espiritual: nenhum ser foi criado para o mal ou para os infortúnios eternos. Fazê-lo sentir-se Espírito livre e responsável pelo seu destino é descortinar-lhe as amplas possibilidades que traz adormecidas em seu interior e que precisam ser trabalhadas por meio do próprio esforço, nas experiências do dia-a-dia, a fim de que adquira o de que necessita não só em termos materiais, mas, principalmente, espirituais. Isso contribuirá de maneira relevante para que se vá processando o resgate de suas faltas pretéritas e para que a construção de um futuro espiritual, onde impere a real felicidade, seja a tônica constante em sua vida.
A Assistência e Promoção Social Espírita é, portanto, o exercício da caridade em todos os momentos; é a assistência material realizada sem paternalismos ou acordos; é o esclarecimento quanto à valorização da vida corpórea e da oportunidade de aprendizado que a reencarnação proporciona....”

2. Finalidade:

“Educação integral do ser humano.”

3.Objetivo:

a) Atender às famílias incluídas na programação assistencial do Grupo Espírita, conjugando sempre a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação doutrinária, sem imposições, visando à sua promoção social, “de modo que possa constituir-se em um dos meios para a libertação espiritual do homem, finalidade primordial da Doutrina Espírita”.
b) Promover o indivíduo e a família carenciada, no aspecto bio-psico-sócio-espiritual, à luz da Doutrina Espírita, possibilitando-lhes refletir na grandeza da Codificação Kardequiana e conscientizando-lhes quanto às possibilidades de mudanças tanto na vida exterior como na interior.
c) Proporcionar ao freqüentador do Grupo Espírita “oportunidade de exercitar o seu aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho junto aos indivíduos e às famílias em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual”.

4. Reflexão:

“Além do salário amoedado, o trabalho se faz invariavelmente seguido de remuneração espiritual respectiva, da qual salientamos alguns dos itens mais significativos: acende a luz da experiência; ensina-nos a conhecer as dificuldades e problemas do próximo, induzindo-nos, por isso mesmo, a respeitá-lo; promove auto-educação; desenvolve a criatividade e a noção de valor do tempo; imuniza contra os perigos da aventura e do tédio; estabelece apreço em nossa área de ação; dilata o entendimento; amplia-nos o campo das relações afetivas; atrai simpatia e colaboração; extingue, a pouco e pouco, as tendências inferiores que ainda estejamos trazendo de existências passadas.
Quando o trabalho, no entanto, se transforma em servir, surge o ponto mais importante da remuneração espiritual: toda vez que a Justiça Divina nos procura no endereço exato para execução das sentenças que lavramos contra nós próprios, segundo as leis da causa e efeito, se nos encontra em serviço ao próximo, manda a Divina Misericórdia que a execução seja suspensa, por tempo indeterminado.
E, quando ocorre, em momento oportuno, o nosso contato indispensável com os mecanismos da Justiça Terrena, eis que a influência de todos aqueles a quem, porventura, tenhamos prestado algum benefício aparece em nosso auxílio, já que semelhantes companheiros se convertem espontaneamente em advogados naturais de nossa causa, amenizando as penalidades em que estejamos incursos ou suprimindo-as, sofrimentos, para a retificação e tranqüilidade em nós mesmos.
Reflitamos nisso e concluamos que trabalhar e servir, em qualquer parte, ser-nos-ão sempre apoio constante e promoção à Vida Melhor.”

(Emmanuel, in Perante Jesus, pelo médium Francisco Cândido Xavier)

 


 

O Grupo Espírita Caridade existe no plano físico há menos de um ano, ainda não tem sede própria, paga aluguel, e mantém as suas despesas com as contribuições mensais de seus associados.
Com renda proveniente de eventos como: tarde de tortas, almoço, bazar de usados e com doações espontâneas de pessoas benevolentes, almeja a aquisição de uma sede própria, pois ainda sem o espaço físico adequado e sem as condições básicas para desenvolver maiores atividades na área social, por ora nos limitamos a assistir a 20 (vinte) famílias carentes com as cestas básicas arrecadadas entre os membros da nossa Casa e outras doações externas. Auxiliamos, na medida do possível, às seguintes instituições assistenciais legalizadas e reconhecidas pelo Poder Público competente:

a) ABRAPEC – Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer de Taguatinga – DF;
b) Casa do Menino Jesus - Gama Oeste – DF;
c) Creche Anjo da Guarda - Agrovila São Sebastião – DF;
d) Creche Pioneira - Vila Planalto – DF;
e) Creche Criança Cidadã - Varjão – DF.

À ABRAPEC direcionamos medicamentos (Amostra Grátis), que recebemos como doação. Às demais encaminhamos, além dos medicamentos, mantimentos diversos.
No momento temos como colaboradores nesta iniciativa de auxiliar essas instituições nas suas dificuldades:

- Colégio SIGMA;
- Associação Atlética do Banco Regional de Brasília.

Ainda atendemos com enxoval de bebê às mães gestantes e, no inverno, distribuímos agasalhos e cobertores às famílias necessitadas e aos nossos irmãos que tem como teto o céu do Distrito Federal.

NOSSO MÉTODO DE TRABALHO

Nossas atividades de auxílio são realizadas através de dois grupos de trabalho: um de arrecadação e busca de doações e outro para as visitas e distribuição, que visa levantar as necessidades das instituições a serem atendidas, como também a seriedade no desempenho de suas atribuições e a correta destinação das doações que recebem.
Agradecemos a Deus que nos dá a oportunidade de crescer, a Jesus que ilumina e inspira os nossos passos e aos nossos Mentores Espirituais que nos dão o amparo e a sustentação necessária para realizarmos, mesmo pouco, mas o melhor possível, aquilo que nos compete fazer em benefício do próximo.

“ É impossível que haja paz no Mundo, quando de quatro, três morrem de fome e um passa mal de tanto comer”
(John Kennedy)

DOAÇÕES

Se você tiver vontade de nos ajudar a auxiliar esses irmãos que no momento passam por grandes provações, basta entrar em contato com o GEC– Grupo Espírita Caridade.

Na própria sede:
2ª Avenida, bloco 1365-A loja 1 – Núcleo Bandeirante/DF

Pelo telefone:
(61) 8411-7114

Pelo nosso site:
www.grupoespiritacaridade.org.br

OBSERVAÇÃO

Se você não tiver como entregar sua doação, basta entrar em contato conosco por um dos meios acima, que iremos buscar no local informado.

O QUE DOAR?
Ajude doando-nos tudo que for possível: alimentos, roupas, calçados, utensílios domésticos, medicamentos, fraldas geriátricas, cadeira de rodas, muleta, bengala, ferramentas de trabalho, bijuterias, material de construção, móveis, e etc.

IMPORTANTE

Se você quiser, poderá se tornar um Sócio Contribuinte do GEC doando mensalmente qualquer valor. Para maiores informações entre em contato ou acesse nosso Estatuto Social no site.

 

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com